sábado, 13 de outubro de 2012

Convite à loucura - 30


Convite à Loucura Nº30 Função da Lei de Deus para o Cristão      
       No folheto Nº 20  escrevi,  e dei provas bíblicas  que o cristãos não precisa guardar o sábado, nem a lei do Velho Testamento afim de alcançar a salvação. Se quiserem obedecer à lei ao pé da letra que o façam, mas, não use isto como requisito para a salvação de suas almas, pois só através de Cristo é que podemos alcançá-la.
A Função da Lei.
      Pense na mulher pega em adultério (João 1-11). Ela havia violado o sétimo mandamento. A lei exigia seu sangue. Estava prestes a ser apedrejada. Essa é uma das funções da Lei: condenar!
     Você pode dizer: “Não podemos sair por aí condenando as pessoas.”
     É verdade! Nem precisamos! Elas já estão condenadas (João 3.18).
     Tudo o que a Lei faz é mostrar a própria pessoa quem ela realmente é.
     Quando você espana sua casa, depois você abre as janelas e vê o pó flutuando pelo ar, acaso foi a luz que criou o pó? Não! ...apenas expôs o pó. Quando a luz de Deus entra em nossa vida e ilumina nosso coração pecaminoso, a pessoa se vê de verdade, (Romanos 7.7-20). Resumindo esse texto; foi a Lei que mostrou o pecado de Paulo na sua verdadeira forma. Se alguém não conhece a Lei de Deus, não vai enxergar seu pecado como sendo extremamente pecaminoso e seu coração não vai estar preparado para o Evangelho da Graça.
Usando a Lei para Evangelizar!
      Quando você mostrar a um pecador que ele está longe de obedecer aos Dez Mandamentos. Ele vai reconhecer que realmente está longe de Deus e vai sentir necessidade da salvação de Cristo.
     Quem nunca adulterou? Alguém pode dizer: “Eu nunca fiz isso!” (Êxodo 20.14). Tem certeza? Veja que Jesus deixou esse mandamento ainda mais implacável, Mateus 5.27. Quem nunca roubou nada? Mesmo que seja algo insignificante? (Êxodo 20.15; Levítico 19.11; 13). Quem nunca mentiu? (Êxodo 20.16; Provérbios 19.5; 9). E quem nunca matou? (Êxodo 20.13). Agora sim, alguém pode dizer: “Eu nunca matei ninguém!” Mas quando alguém odeia seu próximo já é culpado de homicídio, Mateus 5.21-22; 1João 3.15.
     Muito bem, de acordo com a Bíblia os mentirosos, ladrões, adúlteros, assassinos e todos aqueles que violam os Mandamentos de Deus, irão para o inferno. Que é o mesmo que o lago de fogo e enxofre, Apocalipse 20.10; 14-15; mesmo que você seja uma pessoa boa e cumpra quase todos os mandamentos, nada disso vai adianta, eles têm que serem cumpridos na íntegra, Tiago 2.10-11.
A Lei cala a boca da Auto-justificação!
      A Lei de Deus está gravada no coração de todo homem, Romanos 2.12-16, e isto é justamente para que toda boca esteja calada diante de Deus. A rigorosidade da Lei é justamente para demonstrar que ninguém conseguirá obedecê-la inteiramente. Aqueles que dizem: “Eu sou pecador, mas têm gente pior do que eu!” ou “Deus conhece meu coração e sabe que eu sou uma pessoa boa.” Ainda têm aqueles que tentam se justificar dizendo: “Eu sou bom, procuro sempre fazer o bem!” Então, esse é o tipo de justificação que Deus não aceita e usa sua Lei para calar toda boca, para que todo o mundo seja culpável perante ele. (Romanos 3.19). E quando o homem reconhecer que é culpado e miserável, e que a perdição o espera, então a ele é revelado o Cristo, o Salvador que cumpriu toda a Lei de Deus, morreu na cruz, ressuscitou e está a direita do Todo Poderoso para nos justificar; Lucas 5.31-32; Romanos 5.6-21; 7.7-25; especialmente o versículo 20; e Efésios 2.4-8.
     Romanos 3.20, veja que esse versículo é claro; ninguém será justificado pelas obras da Lei. A Lei serve para trazer a tona o conhecimento do pecado. Gálatas 3.24, diz que a Lei nos serviu como um escravo que levava as crianças para a escola, assim a Lei serviu pra nos levar a Cristo e sua salvação! Já expliquei sobre esse termo grego no folheto Nº23.
     A Bíblia é clara quando diz que a Lei não justifica ninguém; Atos 13.39; Romanos 3.20; Gálatas 2.16; 3.10-11; 24.

Qual é a Finalidade da Lei, finalmente?
     A Lei mostra-nos o quanto é impossível obedecê-la totalmente, e assim nos leva a entender que precisamos urgentemente de ajuda (Gálatas 3.24) e essa necessidade de ajuda nos leva a Cristo, Romanos 3.28; 10.4.
    Esses que procuram ser justificados pela Lei separaram-se de Cristo; caíram de Graça; Leia Gálatas 5.4, e,  por isso está obrigado a guardar toda a Lei, Tiago 2.10. Nós os verdadeiros cristãos, fazemos parte da nova aliança Hebreus 8.6-13.
Mateus 5.17
      Uma pobre irmã alienada que guarda o sábado, mandou-nos esse texto com a vã esperança de nos calar. Se até os pobres teólogos da sua instituição ficaram doentes com o Convite à Loucura, quanto mais essa pobre alucinada que, segundo me disseram, nem a Bíblia lê! Pelo amor de Deus!
     Vou explicar melhor esse assunto! Os sabatistas (que guardam o sábado) citam esse texto na tentativa de provar, pela própria Bíblia, que Jesus não veio anular a Lei que, neste caso, conforme interpretam, refere-se aos Dez Mandamentos, nos quais se baseiam para ensinar que o sábado deve ser observado.
     Nesse texto Jesus não diz que cada letra da Lei permanecerá até que o céu e a terra passem, mas “até que tudo seja cumprido!” E em Lucas 16.16 diz que “a lei e os profetas duraram até João...” Ora, tanto um texto quanto o outro dão conta da transitoriedade da Lei. Ela passará depois do seu integral cumprimento. Visto que Jesus veio cumpri-la, e ele não falhou, a Lei já passou.
     Jesus não faz referência a uma duração perpétua da Lei, mas ao seu completo cumprimento (Lucas 24.44; Atos 13.29; Romanos 10.4). Quando Cristo morreu na cruz ele cumpriu o plano de redenção da humanidade. (João 19.30).

Lucas 16.16-17
     O ministério de João Batista marcou o ponto de mudança da história da redenção. Antes disso as grandes verdades de Cristo e seu reino estavam veladas nos tipos e sombras da Lei, bem como prometidas nos escritos dos profetas 1Pedro 1.10-12.
      Tanto aqui como em Mateus 5.17-18, mostra-nos que os grandes princípios morais da Lei, as verdades eternas contidas nos tipos e símbolos da Lei, bem como as promessas registradas pelos profetas, todos mantêm a sua força e não são anuladas pela mensagem do reino.
O que não se pode fazer é pegar a Lei ao pé da letra, como fazem esses alienados sabatistas; ou achar que a guarda da Lei está ligado a salvação eterna. Devemos sim, procurar guardar os princípios de toda a Lei em gratidão ao que Deus em Cristo fez por nós e não para barganhar com o Senhor e sua salvação pela Graça somente Efésios 2.8-9.
      Voltando a Mateus 5.17-18, e a questão da sabatista alienada; se eles acham que Jesus, nesse texto, se refere a duração perpétua da Lei, ao pé da letra, como eles ensinam, então temos que guardar todo aquele sistema de leis do Velho Testamento. Tudo mesmo, pois Jesus estava se referindo a “todo o sistema de leis do Velho Testamento,” e não somente o decálogo (Dez Mandamentos). Veja o v.38, que está em Levítico 24.20. Veja o v.43, que está em Levítico 19.18. Eles guardam todo o sistema de leis do Velho Testamento?      
      Voltando ao início do folheto; da mulher pega em adultério. A Lei exigia seu sangue. Estava prestes a ser apedrejada. Jesus o Senhor da Graça, longe de ser legalista, agracia aquela mulher com o perdão de seus pecados, João 8.11.
      Com toda certeza Jesus, apesar de ter guardado e cumprido a Lei, não era um sabatista!     
      “...temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.” Gálatas 2.16b.
      Um recado para os sabatistas! Creiam em Cristo e deixam a lei para os Judeus legalistas!

      Em Cristo
      Francisco Rodrigues Filho



Nenhum comentário:

Postar um comentário