quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Religião é uma Desgraça!

Convite à Loucura Nº42
 Religião é uma Desgraça!
     Pego emprestado essa frase de um grande teólogo brasileiro: “Religião é uma desgraça”. Porque realmente ela é!
O Que é Religião?
    A palavra religião vem do latim religio, formada pelo prefixo re (“outra vez, de novo”) e o verbo ligare (“ligar, unir, vincular”). A religião é um vínculo. Quais as partes vinculadas? O mundo profano e o mundo sagrado, isto é, a natureza e as divindades que habitam a natureza ou um lugar separado da natureza.
     Seja em qual for a religião, o templo é uma peça indispensável.
     Por meio da sacralização e consagração, a religião cria a idéia de espaço sagrado. Os céus, o monte Olimpo (na Grécia), as montanhas do deserto (em Israel), templos e igrejas ( nas nossas sociedades) são santuários.
     Resumidamente Religião no sentido cristão, nada mais é do que o homem tentando, com todas as forças, criar ou manter um vínculo com Deus enquanto que no espírito do Evangelho de Cristo vemos Deus se vinculando ao homem. É por isso que cremos que o verdadeiro cristão não pode ser religioso.
     Se, hoje, alguém se considera religioso ou diz fazer parte de uma religião, não poderia estar mais longe da verdade de Deus.
     Engana-se quem pensa que somos religiosos. Não somos. E esse pensamento só cabe na cabeça de quem não sabe o que é religião ou como se dá a religiosidade.
     Quem observa o nosso trabalho, os nossos folhetos, os nossos estudos verá que frequentemente estamos combatendo a religiosidade e seu sistema, assim como Cristo fez!
O que a Bíblia diz?
       A palavra religião como a conhecemos não existe na bíblia.
      Em Tiago 1.26-27, “Se alguém supõe ser religioso,(qrhsko//j) deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião(qrhskei//a) é vã. A religião (qrhskei//a) pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.”
      Aqui em Tiago é o único uso que se faz desse adjetivo grego.
      Qrisko//j, (thriskós), foi um termo usado por escritores antigos no sentido de atividade, oração e cerimônia de culto em geral.
      Quando Tiago escreveu esse termo ele não tinha a noção de religião como temos hoje. Algumas vezes esse termo era usado no sentido de ritual, em contraste com a verdadeira santidade; e, nesse caso, o sentido é depreciatório. Explico isso para lhes mostrar o quanto a religião é alheia a doutrina de Cristo, pois ele não nos ensinou a seguir-mos ritual nenhum! O ritual, a oração cerimonial e cultos em geral que agrada a nosso Deus é aquele que se caracteriza pela prática de amor à Deus e ao próximo.
      Embora essa palavra seja, por si mesma, apropriada para descrever o culto religioso, com seus ritos, cerimônias e questões externas, Tiago mostra que a verdadeira forma de adorar a Deus deve ser mais profunda do que isso.
     A palavra original aqui traduzida, (Tiago 1.26-27), como religião, qrhsko//j, (thiskós) não tem o significa de religião que conhecemos hoje em dia. Por isso o verdadeiro discípulo de Cristo não pode se considerar um ser religioso, nem dizer que Cristo fundou uma religião.
     O nosso Senhor não era religioso, por isso também nós não podemos ser; mas, será exagero dizer que a religião é uma desgraça? Não! A religião é exatamente isso, sabe por que? Vejamos o porquê dessa minha opinião!
Ceia do Senhor!
     Jesus, instituiu uma refeição completa, (deipnon), deípnon, para seus discípulos recordarem a relação que tinham com Cristo e uns com os outros.
     A religião transformou isso em um ritual simbólico onde a refeição foi substituída por um dedal de suco de uva e uma migalha de pão.

Batismo Cristão.
     Deus instituiu o batismo como a forma de demonstrar para o mundo, de forma visível e externa, aquilo que antes já tenha ocorrido no interior e de forma invisível, que foi o batismo com o Espírito Santo, transformando aquele pecador em um santo justificado por Deus.
    A religião transformou o batismo em um ritual onde o indivíduo se declara salvo. A religião fez do batismo, nada mais do que uma condição necessária para pertencer a uma determinada instituição. Tanto que se o indivíduo, durante sua vida, pertencer a dez instituições, ele terá que se batizar dez vezes. Se alguém quer pertencer a um grupo religioso, tem que batizar-se. É um ticket, um ingresso para entrar em uma instituição religiosa, onde a forma depende do ramo teológico; tem que mergulhar na água, outro diz que é jogando água na cabeça.
A Conversão!
Biblicamente o indivíduo é convertido quando o Espírito Santo vem, de forma voluntária, morar nele por pura graça. Convertendo-lhe e convencendo do pecado da justiça e do juízo, (João 16.8).
A religião transformou a conversão em ritual onde o camarada é quem decide e escolhe levantar a mão em uma reunião e ir até a frente receber uma oração e apartir Dalí tem por obrigação de participar de suas reuniões, entregar na igreja dez por cento do que ganhar e obedecer a todas as mandingas proporcionadas pelos seus líderes, suas confissões de fé, cânones, credos e estatutos. Se não for assim, na religião, você não se converteu!
O Evangelismo!
O Próprio Evangelho nos ensina que evangelizar, como a própria designação sugere, é espalhar o evangelho, e o evangelho é todo o ensino do Cristo vivo.
A religião transformou a evangelização em nada mais do quê recrutar pessoas para determinada instituição.
Política.
A maioria das religiões desejam ardentemente destacar-se no mundo político. Algumas instituições até tentam desesperadamente colocar, e outras até conseguem, seus líderes no mundo político. Uma grande obsessão das instituições aqui no Brasil é colocar algum de seus líderes como presidente.
Os cristãos não se envolviam em assuntos políticos no início da igreja cristã. Isso por que Jesus sempre assumiu uma posição neutra nesse assunto. Ele rejeitou firmemente propostas para se tornar um governante político (Mateus 4.8-100. “Sabendo, pois, Jesus que estavam para vir com o intuito de arrebatá-lo para o proclamarem rei, retirou-se novamente, sozinho, para o monte.” João 6.15.
Pilatos, o governador da Judéia do tempo de Jesus perguntou a ele sobre supostas ambições políticas, veja como Jesus respondeu, (João 18.33-36). Fica claro que Jesus não se envolvia no sistema político de seus dias.
 A Palavra de Deus.
A Palavra de Deus é suficiente para converter os homens de seus maus caminhos. Romanos 10.17.
Diante de tudo que foi visto, nota-se que a religião tenta invalidar a Palavra de Deus por causa de sua tradição!
“Invalidando a palavra de Deus pela vossa própria tradição, que vós mesmos transmitistes; e fazeis muitas outras coisas semelhantes.” Marcos 7.31. Aqui Jesus condena a tradição dos anciões da religião judaica.
 Salvação por meio de...
Em toda religião, as pessoas lutam para se livrar do pecado e, para isso, utilizam de várias práticas. Tipo; orar de maneira específica, fazer muitas boas obras, suprimir o prazer sexual legítimo delas, seguir dietas especiais, deitar em camas com pregos etc.
A singularidade de Jesus é apresentada em sua declaração: “... o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados...” (Mateus 9.6). Não há obra de religião alguma que possa nos livrar de nossos pecados.
Conclusão:
Por tudo isso e muito mais, declaramos que não somos religiosos nem o foi o nosso Senhor Jesus Cristo. Porque religião é uma desgraça.

Em Cristo


Francisco Rodrigues Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário